quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O Meu sonho é morar numa favela!


O Programa "Realidade" do SBT, com Ana Paula Padrão é maravilhoso!
No de ontem, 11/06, ela entrevistava famílias faveladas, e retratava toda dor e sofrimento de quem vive privado de quase tudo.
Mas a pergunta que me chocou foi quando ela indagou alguém sobre qual era a maior dor que ele sentia (sofrimento)?
Ele respondeu com os olhos, como dizia Janires, "orvalhados":
-"A maior dor é o PRECONCEITO!"
Isso me troxe a lembrança em um dos dias que fomos ao Centro de Formação Che Guevara, na Ocupação de Sem Tetos do Alto do Moura, para mais uma aula do Curso de Formação Política e, naquele dia, aprendemos mais uma lição.
Falávamos sobre a importância do trabalho em grupo, da união, da força que eles tem quando estão juntos lutando por uma causa legal, justa e nobre.
Eles disseram que o que mais doía neles era quando iam a cidade (o bairro fica muito afastado do centro)e na volta, de ônibus (os que tem condições de cumprir este trajeto num coletivo), as pessoas por saberem que eram sem tetos olhavam com desprezo. Mas em momento algum eles baizavam a cabeça e, em algumas vezes se impunham mostrando conhecerem seus direitos garantidos na Constituição.
Tentamos deixá-los convictos de seu valor e nós é que saímos com nossa aulto estima em alta.
Pois é! Num dia como hoje, em que mais uma vez o consumismo é incenmtivado, você já parou para observar quantos estão em sua volta vivendo em situação de extrema miséria ao ponto de não ter o que comer, onde morar e o que vestir?
Já parou para pensar que há por traz disso o que podemos chamar de "pecado social"?
Vamos pensar juntos sobre o problema e também sobre as causas, e até lá, quem sabe, ao menos amenizar a situação daqueles que sonham em morar numa favela.
E por último, vamos nos vigiar para que não sejamos o próximo a faltar com respeito com aquele que foi feito a imagem e semelhança de Deus.
Que Ele nos perdoe por nossa indiferença e falta de mobilização para mudar esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário