sábado, 3 de outubro de 2009

Se eu fosse contar...

Não. Não foi sempre assim!
Se não foi sempre assim não somos obrigados a aceitar passivos esta situação.
Muitos comentam sobre a qualidade da música secular que predomina na mídia. canções no mínimo pobres de criatividades, arranjos, harmonia e etc...
Isso sem citar as que apelam para letras deploráveis e imorais.
Mas alguém está atento para o que estamos cantando em nossos eventos?
Alguém já parou para analisar os "mantras" que predominam e inculcam na nossa juventude sei lá o que?
O ano de 1968 surgia no Brasil os Vencedores por Cristo. A 1ª Equipe formada em Julho daquele ano era composta por: Aluízio Marcelino, Anabel Bravo, Claudia Antônio B. Marra, Judith Kemp, Kathy Shurtz, Loide do Amaral, Lucila Bonilha Moraes, Magaly Azevedo, Márcia da Rocha Gonçalves, William Keyes, Wilson do Amaral Filho, Ary Veloso, Barbara Kemp e Jaime Kemp. O grupo veio pela primeira vez ao nordeste em 1973, mas nunca esteve oficialmente em Caruaru. Nelson Pinto Jr. que fez parte do grupo em 1982, quando saiu fundou o MILAD (Missão Louvor e Adoração) que nas suas primeiras turnées pelo nordeste veio logo a Caruaru. No Ginásium Walter Lyra, mais isso eu conto em outra oportunidade.
Da equipe que fundou o VPC conheci pessoalmente Ary veloso, Judith kemp e seu esposo Jaime Kemp, e com ele, o convívio mais próximo foi em Aracajú (SE) em 1986, quando foi dar uma série de palestras e eu tive o privilégio de ajudá-lo na equipe.
Jaime foi quem fundou VPC - uma missão evangélica que objetiva falar do amor de Deus através do testemunho de vida e ensino bíblico, usando a música e as artes em geral.
Você consegue ver como nos dias atuais a ordem foi alterada? Então sabemos como chegamos aonde chegamos...
Jaime e Judith Kemp missionários da Sepal fundaram VPC afim de desenvolverem um ministério de discipulado. O projeto foi uma equipe de jovens, de diversas igrejas evangélicas de 3 meses de duração sendo:
1 mês para estudos , comunhão e oração
1 mês para uma viagem missionária ( Parte prática )
1 mês compartilhando com as igrejas dos integrantes.
Abandonamos a essência, substituimos a estratégia e chegamos onde chegamos...
São 40 anos de caminhada em 2008.
Qual o segredo?
Letras com conteúdo bíblico, ritmos diversos, uma comunicação direta com o jovem e seus problemas.O uso de instrumentos modernos que para muitos era novidade, falando da salvação em Cristo de forma atual e contextualizada; foi o inicio de uma grande mudança que a igreja Brasileira passaria nos anos seguintes.
Cada vez mais, os jovens se envolviam com VPC, e diversas equipes saiam pelos quatro cantos do país, cantando e falando do amor de Deus.Um trabalho pioneiro, a mídia pouco existia, e fazer-se ouvir, era um trabalho que exigia muita vida comprometida com Deus. Essa era a essência!
Uma história diferente das dos dias de hoje, como o lançamento do primeiro disco com canções com ritmos brasileiros e compostas por Brasileiros, que ficaria "encalhado" durante meses, sendo até quebrado em púlpitos, as primeiras aparições de uma bateria dentro de uma igreja, o uso de calças jeans e cabelos compridos, barba etc. Isso tudo fazia parte da estratégia de se contextualizar.
Viagens e mais viagens de carro, cruzando o país, tendo que muitas vezes dormir dentro dos carros pois o dinheiro não era suficiente para uma hospedagem, e tantas outras histórias.
Durante todo esse tempo Deus enviando pessoas para ouvirem sua palavra e vidas sendo transformadas.
Hoje inverteram tudo... por isso chegamos aonde chegamos.
Hoje os que mantém esta linha, e pode ter certeza que não são poucos. Não encontramos com facilidade pois são sufocados pelos que preferem triunfar "nas nuvens" (Oh, glória!) tornando a missão-doação-sacrifício algo ultrapassado e superado. Primeiro o meu eu (pra "glória" de Deus), depois pode vir o resto.
Se eu fosse contar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário